Visualização 3D do projecto de elevação do Marco Rotário

Visualização 3D do projecto de elevação do Marco Rotário

Um Club rotário tem como missão promover e desenvolver os ideais do movimento junto da sua Comunidade. Este trabalho merece visibilidade e um monumento contribui decisivamente para o incremento dessa visibilidade, despertando curiosidade sobre o movimento e o Club local, além de embelezar a cidade.

Um marco é, na definição do dicionário, uma «pedra ou estaca que demarca terrenos ou distância», que serve para «assinalar um acontecimento ou entidade que é referência». É precisamente esse o propósito do Marco Rotário, um monumento que o Rotary Club de Barcelos erigiu no Largo do Porta Nova, junto ao Jardim das Barrocas.

Os Marcos Rotários marcam presença em muitas cidades da Europa e do mundo e permitem dar a conhecer o movimento rotário a todos os seus habitantes e a quem as visita.

O actual Marco Rotário possui pouca visibilidade dada a sua reduzida altura (90 cm) aliada à colocação num espaço ajardinado, bem como resultado da sua antiguidade e inerente estado de conservação.

O Companheiro Alberto Craveiro projectou a elevação do monumento, introduzindo-lhe mais alguns elementos com relevante simbologia para o movimento rotário.

A peça actual representa o concelho de Barcelos e transmite a missão do nosso Club, através da inscrição “Ao serviço da comunidade”.

A intervenção proposta preserva na totalidade este elemento e compreende a sua elevação através de um elemento em ferro. Esta base possui uma representação do planisfério e pretende transmitir o carácter mundial do movimento e a sua presença em Barcelos.

O Marco Rotário terá, com esta intervenção, uma altura de 1,60 metros, o que incrementará decisivamente a sua visibilidade.

Este projecto foi entregue hoje nos serviços do Município, sendo que, a sua execução, não comporta qualquer custo para o mesmo.