Saudação às bandeiras

Saudação às bandeiras


Os fundamentos da criação do Rotary estão impregnados da importância dos Serviços Profissionais, como se pode observar na definição do Rotary: “uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”; e, ainda, quando considera como seu Segundo Objectivo, “O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional”.

O movimento rotário dedica o mês de Outubro aos Serviços Profissionais e os Clubes aproveitam para homenagear, nas suas Comunidades, os profissionais cujo percurso mais se destaca nas diferentes áreas de actividade. Neste âmbito, o nosso Club elegeu a investigadora barcelense, Renata Gomes, como a personalidade a homenagear, em 2013.

Renata Gomes tem 28 anos, nasceu na Pousa (Barcelos), mas desde nova foi viver para Londres onde tem a família mais chegada a morar. É a mais velha de três irmãs, uma delas é bancária, outra advogada e a mais nova quer ser cientista.

No Reino Unido, licenciou-se em Medicina Forense e Ciências Médico Forenses pela Universidade de Bradford, exercendo actividade clínica nessa área e efectuou um Mestrado em Medicina e Bioquímica Cardiovascular no University College of London. Logo de seguida, Depois começou logo um Doutoramento internacional, em Regeneração Cardiovascular e Nanotecnologia, pelas Universidades de Oxford (Reino Unido), Coimbra e Kuopio (Finlândia).

Remendar corações partidos, nos tempos que correm, parece uma coisa demasiado romântica para ser verdade, contudo é essa a área de trabalho que levou Renata Gomes a dar a cara por uma campanha mundial – Remendar Corações Partidos da British Heart Foundation. Renata Gomes conquistou, em 2011 e 2012, o prémio atribuído por esta fundação.

Renata Gomes é Embaixadora para a Ciência, Tecnologia e Engenharia do Parlamento Britânico, depois de ter vencido, no Reino Unido, o prémio de prodígio nacional em Ciência Médicas. Entre 2004 e 2013, a jovem investigadora arrecadou mais de três dezenas de prémios a nível mundial, sendo responsável pela criação de várias patentes que estão a revolucionar a regeneração cardiovascular. Em Portugal, é madrinha da Rede de Pequenos Cientistas da Escola Secundária de Barcelos e fundadora do A Nobel Day.

Momento da secretaria

Momento da secretaria

O jantar/cerimónia realizou-se no dia 18 de Outubro, no Hotel Bagoeira e contou com as presenças, entre outros, do Presidente do IPCA, Prof. Dr. João Carvalho, do Presidente do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Dr. Jorge Saleiro, da responsável da Rede de Pequenos Cientistas da Escola Secundária de Barcelos, Profª Drª Paula Gomes, do Director do Centro de Emprego, Dr. Armando Santos e da cientista barcelense vencedora da edição de 2013 do Imagine Cup da Microsoft, Ana Ferraz. Esta última, licenciada pelo IPCA, encontra-se em contacto directo com Renata Gomes e a preparar alsguns projectos conjuntos.

Momento da homenagem

Momento da homenagem

O Presidente do Club, Miguel Marote Henriques, apresentou um resumo do curriculum da homenageada e enalteceu o seu papel no desenvolvimento da Rede de Pequenos Cientistas e na promoção da ciência em Portugal. O responsável do Club barcelense elogiou o facto de mesmo estando longe de Portugal e devendo a sua formação e notoriedade ao Reino Unido, a investigadora dedique parte do seu tempo à  promoção da ciência entre nós. Miguel Marote Henriques referiu ainda o exemplo que Renata Gomes representou para Ana Ferraz e a excelência de ensino e distinções que o IPCA e os seus alunos e docentes têm vindo a conquistar.

Após a exibição de um pequeno vídeo sobre a homenageada, teve lugar a entrega do diploma e do troféu referentes à distinção.

Discurso da homenageada

Discurso da homenageada

Renata Gomes agradeceu a distinção e considerou-a de grande importância por ter lugar na sua terra natal. A homenageada mostrou-se informada e preocupada com a situação do nosso País, mas também crente no nosso poder e determinação em inverter a mesma.

A investigadora barcelense considerou a educação fundamental e a necessidade dos jovens decidirem de forma esclarecida o seu futuro académico e profissional. A madrinha da Rede dos Pequenos Cientistas realçou o papel que esta estrutura tem na divulgação da ciência e em escolhas mais consistentes.

Intervenção do Presidente do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Dr. Jorge Saleiro

Intervenção do Presidente do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Dr. Jorge Saleiro

A brilhante carreira de Renata Gomes (aos 28 anos), a sua humildade, o espírito altruísta, o carácter empreendedor, o não renegar as suas origens e a justiça da homenagem  estiveram reflectidas nas várias intervenções de convidados e rotários, tendo mesmo sido considerado importante nomear Renata Gomes como “Embaixadora” de Barcelos.