Visita ao Quartel e Museu

Visita ao Quartel e Museu

O Rotary Club de Barcelos e a Direcção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Barcelos efectuaram hoje uma reunião conjunta.  A agenda deste encontro incluiu uma visita ao quartel e museu da Corporação barcelense e uma reunião ao jantar.

Como seria referido, mais tarde na reunião, a história dos BVB é indissociável da história de Barcelos e a visita ao museu desta Corporação constituiu uma autêntica viagem por 130 anos da sua história e da próprio Concelho de Barcelos.

O guia da visita foi o Companheiro rotário António Costa, que à semelhança do pai, dedicou  largos anos da sua vida a esta Corporação e foi comandante da mesma. António Costa é  o mentor e responsável deste museu e guia os seus visitantes de uma forma extremamente apaixonada.

Saudação às Bandeiras

Saudação às Bandeiras

A reunião teve início, pelas 20h30, com o presidente do Club rotário barcelense, Miguel Marote Henriques, a dar as boas vindas  aos presentes e a constatar que nem o jogo da selecção, nem o frio, impediram a forte presença dos membros destas duas Instituições.

Miguel Marote Henriques referiu, na sua intervenção, que, após uma reunião tida nos BVB, ficaram traçadas as linhas gerais de um projecto conjunto de cooperação/formação com os Bombeiros Municipais da Cidade da Praia (Cabo Verde), envolvendo também o Rotary Club Maria Pia (Praia – Cabo Verde).

Miguel Marote Henriques adiantou que o presidente da Câmara Municipal da Praia já tinha acolhido o primeiro projecto e que o club rotário parceiro estava a efectuar um levantamento das necessidades de formação da corporação municipal da cidade capital de Cabo Verde. Este projecto visa criar laços estre ambas as corporações e promover a formação e troca de experiências, bem como a transmissão das mesmas a São Domingos (município geminado com Barcelos e vizinho da Praia). A entrega de uma ambulância e a celebração de um protocolo de cooperação, seriam os passos seguintes.

Homenagem aos Bombeiros Voluntários de Barcelos

Homenagem aos Bombeiros Voluntários de Barcelos

A homenagem aos bombeiros, a prestar através das três corporações do concelho, é uma intenção dos rotários barcelenses e a corporação barcelense foi a primeira.  Miguel Marote Henriques salientou a afinidade entre o lema “Vida por vida” e o “Dar de si antes de pensar em si” e referiu que a Governadora do Distrito rotário 1970, Goreti Machado, afirmara recentemente que os bombeiros autênticos rotários mesmo sem usarem o “pin”. A homenagem ficou registada em diploma, entregue ao Dr. Vítor Coutinho, Presidente da Direcção dos BVB, onde são realçados os “relevantes serviços prestados à Comunidade “ e o “exemplo de espírito de sacrifício, coragem e abnegação”.

O Presidente da Direcção dos BVB, Vítor Coutinho, começou a sua intervenção referindo que já havia integrado o Rotaract Club de Barcelos (Club de serviço destinado a jovens e inseridos nos programas de Rotary para as Novas Gerações) e como tal era com enorme prazer que reunia com os rotários.  Vítor Coutinho sentiu-se em casa e lançou o desafio de tornar estes encontros uma constante.

O projecto de cooperação com o Corpo de Bombeiros do Munícipio da Praia é para o Presidente da Direcção dos BVB um desafio aliciante e uma oportunidade de partilhar a experiência que a corporação que dirige possui e tem provas dadas. Para Vítor Coutinho, o importante não é oferecer apenas uma ambulância, o que realmente importa é proporcionar a formação, transmitir conhecimentos e criar laços. Este projecto, na sua opinião, pode envolver outras entidades, nomeadamente o Município barcelense.

A corrida pelo coração, um evento a organizar com a cientista barcelense Renata Gomes e várias entidades e Instituições, juntará também os rotários e os bombeiros barcelenses.

BVB entregam lembrança

BVB entregam lembrança

Os BVB ofereceram, aos rotários barcelenses, como recordação desta reunião, uma miniatura de uma viatura antiga da sua Corporação.

A reunião terminou com as intervenções de alguns membros dos rotários e dos bombeiros, sendo que alguns integram ou já integraram ambas as Instituições. A necessidade de repetir estes encontros e a mais-valia do trabalho em rede foram uma constante destes discursos.

Nesta noite de 19 de Novembro, ganhou Portugal, ganharam os rotários e  ganharam os bombeiros.