A comitiva do CIED

A comitiva do CIED

Pretendendo dar continuidade à mplementação de parcerias com entidades da região, o Centro de Informação Europe Direct (CIED Barcelos), apoiado pela União Europeia, promoveu, nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro, uma viagem a Bruxelas à sede da Comissão Europeia.

A comitiva integrou diversas organizações da região, autarquias, comunicação social, escolas de formação profissional, escolas de ensino público, associações de estudantes, associações empresariais, centro de emprego, IAPMEI, Rotary Clube, entre outras entidades que puderam conhecer alguns dos programas para as suas áreas de intervenção.

O CIED Barcelos tem como objectivo contribuir para que os cidadãos tenham um acesso facilitado à informação sobre a União Europeia, particularmente à forma como esta interfere na sua vida quotidiana.

O CIED promove a cidadania participativa a nível local e regional, disponibilizando a quem a ele recorre respostas a questões relacionadas com legislação europeia, funcionamento das instituições, programas e financiamentos comunitários, servindo ainda como porta-voz dos cidadãos, com o envio de reacções às instituições através de perguntas, opiniões e sugestões.

Vice-Presidente do IPCA, Dr. Agostinho Silva e o Presidente do RCB, Miguel Marote Henriques

Vice-Presidente do IPCA, Dr. Agostinho Silva e o Presidente do RCB, Miguel Marote Henriques

Integrado numa rede com mais de quinhentas unidades em todo o espaço comunitário, o CIED Barcelos funciona há um ano, por iniciativa do IPCA.

O CIED Barcelos tem os seus esforços e a sua intervenção apontada para os vales do Cávado e do Ave, onde pretende implementar parcerias de forma a serem criadas as chamadas “antenas de informação europeia”, as quais farão a mediação ao nível local, permitindo alargar a área de influência e uma maior abrangência de cidadãos intervencionados.

in BARCELOS POPULAR