Presidente do Rotary Club de Barcelos, Miguel Marote Henriques, entrrga flâmula à cientista e vencedora do Prémio Pessoa 2013, Professora Maria Manuel Mota

Presidente do Rotary Club de Barcelos, Miguel Marote Henriques, entrrga flâmula à cientista e vencedora do Prémio Pessoa 2013, Professora Maria Manuel Mota

 

O Presidente do Rotary Club de Barcelos esteve presente no Grande Laboratório 6 da Rede de Pequenos Cientistas da Escola Secundária de Barcelos.

Miguel Marote Henriques entregou a flâmula do Club à cientista e vencedora do Prémio Pessoa 2013, Professora Maria Manuel Mota. O responsável do Club barcelense aproveitou também para lançar o desafio para uma futura presença em evento do Club.

O Grande Laboratório 6 é uma actividade em que equipas de alunos do 2º e 3º ciclo e do Ensino Secundário, no papel de pequenos cientistas, irão apresentar o resultado das suas investigações, no âmbito das Ciências Físico-Químicas / Física e Química ou no âmbito das Ciências Naturais / Biologia e Geologia, através da realização de atividades práticas laboratoriais perante um júri.

Depois de, em 2013, o Grande Laboratório ter tido o previlégio de contar com a presença do Professor Oliver Smithies, Prémio Nobel da Medicina 2007, e da sua colaboradora, a Professora Nobuyo Maeda, este ano a Rede de Pequenos Cientistas Redes foi honrado com a presença do Professor Jean-Marie Lehn, Prémio Nobel da Química em 1987. Foram também convidados ilustres o Professor Hugo Sousa, coordenador do grupo de investigação de Oncologia Molecular do IPO Porto e a Professora Maria Manuel Mota, Prémio Pessoa 2013, coordenadora do grupo de investigação da Malária no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Este projeto tem ainda o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República Portuguesa.