Transmissão de tarefas 2013/14

Transmissão de tarefas 2013/14

O Rotary Club de Barcelos realizou a cerimónia de Transmissão de Tarefas do Presidente António Sousa para Miguel Marote Henriques, nesta terça-feira, dia 2 de Julho, no Hotel Restaurante Bagoeira.

Este cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, de elementos de inúmeros clubes rotários e de várias instituições do concelho.

O presidente recém-empossado, Miguel Henriques, na sua intervenção, começou por referir que para este Ano que agora se inicia, o Lema escolhido pelo Presidente do Rotary Internacional Ron Burton, é “Viver rotary, Transformar Vidas”.

Este Lema traduz a essência de Rotary. Todos nós ingressámos em Rotary para participar e fazer a diferença. Ron Burton, na sua mensagem, relembra que nos serviços rotários, assim como em tudo na vida, quanto mais investimos, maior retorno obtemos. Se fizermos o mínimo indispensável, não alcançaremos resultados satisfatórios. Porém, quando decidimos trazer os serviços e os valores rotários para o nosso quotidiano, é aí que nos apercebemos do impacto incrível que pode ter. É aí que encontramos a inspiração, a animação e o poder de realmente transformar vidas. E nenhuma vida será transformada mais do que a nossa.

O Rotary Club de Barcelos conta com 45 anos de serviço à comunidade, ao longo dos quais transformou vidas em todo o mundo. Por via das contribuições financeiras para os projectos do Rotary e das suas Fundações, ou através da implementação de projectos próprios em Portugal e no exterior, o Club barcelense transformou vidas.

No seio da comunidade já colaborou com grande parte das Instituições barcelenses, como o próprio Município de Barcelos, a APAC, a APACI, o GASC, a Casa do Menino de Deus, o Hospital de Barcelos, o Centro Social Abel Varzim, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e muitas outras.

O Rotary Club de Barcelos integra a Rede Social de Barcelos e tem dois projectos referenciados na Carta Social de Barcelos 2012 :

- Projecto de apoio ao desenvolvimento da Aldeia de Baía (São Domingos – Cabo Verde), onde participaram várias empresas de âmbito local e nacional, os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, através da doação de uma ambulância, o Rotary Club Maria Pia (Praia-Cabo Verde);

- Natal 2010 na Casa do Menino de Deus, que permitiu, em colaboração com a Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, a oferta de equipamento para a ludoteca e biblioteca do Colégio, bem como a realização de festa de Natal.

O Club tem conseguido obter apoio da sociedade civil e de outras instituições para a realização dos seus projectos. Dia 22 de Junho, fruto dos contributos do Club, da Fundação Caixa Agrícola e de várias empresas

barcelenses, foi possível reunir 5.000€ para a Rede de Pequenos Cientistas da Escola Secundária de Barcelos. Um projecto de mérito inquestionável e ao qual o Club não pode deixar de responder ao apelo de colaboração dirigido pela sua madrinha, a investigadora barcelense Drª Renata Gomes.

Ainda assim, apesar de todo o bom trabalho que tem sido realizado e fruto da crise económica e financeira, alguns clubes, como o barcelense, registam algumas saídas de membros e menores ritmos de admissão.

Para este ano rotário, são objectivos do Clube, os seguintes cinco pontos:

1º) Aumento do Quadro Social do Clube;

2º) Aposta na abertura do Club à sociedade através da realização de eventos em espaços públicos e de outras Instituições;

3º) Intensificação do relacionamento com os nossos Clubes de contacto e realização de actividades conjuntas;

4º) Colaboração com outras Instituições e sociedade civil na realização de projectos de apoio à Comunidade;

5º) Incentivo à realização de um projecto de cônjuges.

Reforçando a referência à colaboração com outras Instituições, O agora presidente, referiu que lembrança que acabara oferecer ao Companheiro António Sousa, seu antecessor, foi realizada por utentes da Associação de Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde de São João de Deus.

Neste mesmo sentido, o presidente informou, que estará na quarta-feira, na entrega de uma habitação, a uma família carenciada de Galegos Santa Maria, construída pela Habitat for Humanity – Portugal, cuja Presidente, a Drª Helena Pina Vaz, lhe transmitiu o desejo de sensibilizar o Club para a actividade desta organização, cuja maior parte das construções tem sido realizada em Barcelos.

Antes de concluir, Miguel Henriques agradeceu ao Companheiro António Sousa o empenho com que desempenhou o seu mandato e a todos os presentes por fazerem parte integrante desta reunião festiva.