O termo Novas Gerações refere-se aos integrantes mais jovens da família rotária, ou seja, os participantes de programas pró-juventude. Inseridos no Rotaract ou Interact, os jovens servem as comunidades locais e internacionais; pelo Intercâmbio de Jovens, exploram novas culturas; e como participantes do RYLA, desenvolvem habilidades de liderança.
O Rotary Club de Barcelos pretende dinamizar os programas de Rotary para as Novas Gerações e realizou, esta terça-feira, dia 12, a 2ª reunião dedicada a este tema. O Interact Club da Póvoa de Varzim foi convidado para partilhar a sua experiência junto de jovens barcelenses. A primeira reunião teve lugar a 29 e contou com a presença do Rotaract Club de Vila Nova de Famalicão.
O Interact é um programa de Rotary que consiste em clubes de serviços humanitários para jovens de 12 a 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apoiam, os Interact Clubs são completamente autónomos. A composição do quadro associativo dos clubes varia bastante, podendo vir de uma ou mais escolas na mesma comunidade. Através das iniciativas e projectos que realizam, os interactistas formam uma rede de amigos em clubes locais e do exterior, aprendendo a importância de:
- Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal;
- Prestar auxílio e respeitar o próximo;
- Entender o valor da responsabilidade individual e da dedicação ao trabalho;
- Promover a compreensão e boa vontade mundiais.
O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, com mais de 16.153 clubes em 159 países e áreas geográficas. 371.519 jovens são interactistas!
A reunião começou com as boas-vindas dadas pelo presidente do Club rotário barcelense, Miguel Marote Henriques e com uma breve apresentação dos programas de Rotary para a juventude e da sua dimensão no mundo e em Portugal. Além do Interact, foram referidos os seguintes programas:
Rotaract – programa de Rotary que consiste de clubes de serviços integrados por adultos jovens de 18 a 30 anos de idade, sediados numa universidade ou comunidade. Os Clubes em universidades são formados por estudantes que se reúnem no campus, e os clubes nas comunidades são formados por adultos jovens de diferentes áreas de actuação, independente de profissão ou nível de estudos. Todos os Rotaract Clubs são patrocinados por um Rotary Club local e conduzem projectos de serviços à comunidade e serviços internacionais, dando enfoque também a actividades de capacitação de liderança e desenvolvimento profissional.
RYLA (Rotary Youth Leardship Award) – iniciativa do Rotary é para pessoas de 14 a 30 anos e tem como objectivo principal a formação de líderes. O RYLA enfatiza a liderança, cidadania e crescimento pessoal. Além disso, demonstra o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude, oferecendo formação para jovens e líderes em potencial, incentivando jovens a tornarem-se líderes, e reconhecendo publicamente os jovens que prestam serviços à comunidade.
Intercâmbio de Jovens e o Intercâmbio de Novas Gerações – O Intercâmbio de Jovens é um programa através do qual estudantes passam um período morando no estrangeiro e aprendendo uma nova cultura. Jovens de 15 a 19 anos de idade podem participar no programa de longa duração, de até um ano, ou optar pelo programa de curta duração, que varia de sete dias e várias semanas. O Intercâmbio de Novas Gerações é para jovens de 18 a 25 anos. Os Rotary Clubs e Distritos patrocinam os participantes dos intercâmbios, que servem como embaixadores dos seus países durante a sua permanência no exterior.
Depois desta apresentação e exibição de um pequeno vídeo, a reunião foi entregue à presidente do Interact Club da Póvoa de Varzim, Maria Arteiro. A responsável do Club poveiro deu a conhecer a origem deste programa, o significado do seu símbolo, o seu lema e objectivos a que se propõe. Com recurso à exibição de um vídeo, deu a conhecer grande parte das actividades do seu Club e do movimento interactista em Portugal. O período que se seguiu foi de enorme entusiasmo e interacção.

Maria Arteiro faz a sua apresentação
Os interactistas poveiros contaram, um a um, a sua experiência no programa, a forma como aderiram e o prazer com que participam nas actividades e desenvolvem projectos. A representante do Interact no Distrito Rotário, Renata Leite, que também integra o Club poveiro, protagonizou um dos momentos mais animados da reunião. Renata deu a conhecer a sua paixão pelo Interact e a forma como seduziu outros membros do Club a ingressarem nele.
Os “mais velhos”, que já integram o Rotaract, também deram a conhecer os seus primeiros passos nos programas de Rotary dedicados às Novas Gerações. Vera Faria, secretária do Rotaract Club de Vila Nova de Famalicão, contou aos presentes como a sua participação num RYLA mudou a sua vida e as amizades que constriu no universo rotário.
O dinamismo dos jovens presentes foi testemunhado pelo Companheiro António Fiúza, presidente do Gil Vicente Futebol Club, a quem foram colocados dois desafios: proporcionar a alguns jovens a emoção de assistirem a uma jogo de futebol e uma acção de divulgação da campanha de erradicação da Polio no relvado do Estádio Cidade de Barcelos, antes de um jogo da 1ª Liga.

Troca de lembranças
A reunião terminou com as intervenções de membros de todos os Clubs presentes e uma troca de lembranças. O presidente do Rotary Cub de Barcelos foi presenteado com uma pequena formiga, mascote do Interact.
Com esta segunda reunião de apresentação dos programas de Rotary para as Novas Gerações ficou bem patente a importância dos Rotary Clubs envolverem os jovens em projectos de serviços à Comunidade. Ao formar laços com os jovens, os clubes cultivam futuros associados e revigoram-se com a energia e visão das Novas Gerações.