O Club Rotário barcelense realizou, dia 16, uma palestra dedicada ao tema “Sucesso barcelense em Investigação Científica”. As oradoras convidadas foram as investigadoras barcelenses Renata Gomes e Ana Ferraz.
Ex-estudante da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, Ana Ferraz venceu, recentemente, um prémio mundial da Imagine Cup, a maior competição internacional de tecnologia, com um protótipo que permite identificar o tipo de sangue de uma pessoa em menos de cinco minutos. Este projeto começou a ser desenvolvido ainda no IPCA e teve a sua continuidade no âmbito da tese de doutoramento, na Universidade do Minho.
Renata Gomes é, aos 28 anos, Embaixadora para a Ciência, Tecnologia e Engenharia do Parlamento Britânico, depois de ter vencido, no Reino Unido, o prémio de prodígio nacional em Ciência Médicas. Entre 2004 e 2013, a jovem investigadora arrecadou mais de três dezenas de prémios a nível mundial, sendo responsável pela criação de várias patentes que estão a revolucionar a regeneração cardiovascular.
O evento teve lugar no auditório da Escola Superior de Gestão do IPCA-Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e contou com a presença de rotários barcelenses, representantes de inúmeras instituições do concelho, responsáveis de estabelecimentos de ensino e alunos e docentes do ensino secundário e superior.
O IPCA esteve representado pela Prof. Drª Patrícia Gomes que deu as boas vindas aos presentes e se congratulou com a escolha desta instituição para “palco” do evento, salientando o facto de Ana Ferraz se ter licenciado neste estabelecimento de ensino superior.
O Presidente do Club, Miguel Henriques, na sua introdução, mostrou-se agradado com o facto de numa sexta-feira de agosto e após um feriado, ter sido possível encher o auditório do IPCA para esta palestra.
Segundo a responsável do club barcelense, a palestra visou motivar, para a ciência, os jovens que se encontram a frequentar ou a ingressar no ensino superior, bem como dar a conhecer, à comunidade barcelense, o desempenho de excelência que barcelenses e as suas instituições têm vindo a alcançar.
Miguel Henriques salientou o papel de referência que o IPCA tem vindo a consolidar em várias áreas e recordou os casos de sucesso barcelenses que foram alvo de destaque recente nos media: a vitória da Ana Ferraz na Imagine Cup 2013, o ultramaratonista Carlos Sá com o primeiro lugar na Badwater 2013, aquela que muitos consideram a prova mais extrema do Mundo, a autoria do novo troféu da Supertaça Cândido de Oliveira por Nuno Duarte Martins, docente do IPCA e a viagem ao “espaço” do Galo de Barcelos, cujo principal responsável, Marco Neiva, se encontrava presente.
O perfil das duas palestrantes foi apresentado através da exibição de duas pequenas reportagens da RTP e SIC. Ana Ferraz e Renata Gomes deram a conhecer o seu percurso pessoal, académico e de investigação, bem como os projectos em que estão envolvidas. Os presentes ficaram também a saber que alguns destes projectos serão desenvolvidos, em parceria, pelas duas barcelenses.
Um denominador comum em ambas as intervenções foi a ênfase na ideia de que o sucesso não é uma estrada em linha recta, antes pelo contrário, é uma via repleta de curvas com avanços e recuos. As investigadoras consideraram fundamental ser persistente e não desanimar com os insucessos, pois esses são uma constante.
A assistência questiounou as oradoras sobre temas como a criopreservação de células estaminais, aplicação prática das suas descobertas e a captação de financiamento para o desenvolvimento das mesmas.
A palestra terminou já o relógio se aproximava da meia noite. Mas antes, Miguel Henriques e Renata Gomes anunciaram, para data a revelar oportunamente, a realização de uma “Corrida pelo coração”. Um evento que pretende juntar várias organizações locais e angariar verbas que serão canalizadas para apoiar uma instituição local na área da saúde. O ultramaratonista Carlos Sá transmitiu já a sua disponibilidade para participar no evento, o que será certamente um factor de atracção para a corrida.