Os fundamentos da criação do Rotary estão impregnados da importância dos Serviços Profissionais, como se pode observar na definição do Rotary: “uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”; e, ainda, quando considera como seu Segundo Objectivo, “O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional”.

O mês de Outubro é o mês dedicado em Rotary Internacional aos “Serviços Profissionais ”, incentivando os rotários em todo o mundo a reconhecerem os valores profissionais e éticos de pessoas que se tenham destacado com as suas acções em prol da sua Comunidade.

Assim por proposta da Sub-comissão dos Serviços profissionais e aprovado pelo seu Conselho Director, o Rotary Club de Barcelos elegeu o Juiz Conselheiro, Jubilado, Dr. Francisco António Vasconcelos Pimenta do Vale como Profissional do Ano Rotário 2012/13.

Saudação às bandeiras

Saudação às bandeiras

O homenageado iniciou a sua carreira, em 1973, como Delegado do Procurador da República na Comarca de Melgaço e terminou a mesma como Juiz Conselheiro Vice-Presidente do Supremo Tribunal Administrativo. O Dr. Pimenta do Vale foi, durante duas décadas, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Vice-Presidente de Óquei Clube de Barcelos e Vice-Presidente e Presidente interino do Gil Vicente Futebol Clube.

A Cerimónia de Homenagem ao Profissional do Ano teve lugar no dia 30 de Outubro de 2012, pelas 20H30, em Jantar Festivo no Hotel-Restaurante Bagoeira, em Barcelos. O programa deste evento incluiu também a palestra “Gerir e empreender com sucesso” que foi proferida pelo Engº. Sérgio Almeida, Presidente do Rotary Club de Arouca, Director Geral da PowerCoaching, Vice-Presidente e co-fundador da APCOACHING – Associação Portuguesa de Coaching.

Intervenção do Engº. Sérgio Almeida

Intervenção do Engº. Sérgio Almeida

Sérgio Almeida iniciou a sua intervenção recorrendo a Steve Jobs como primeiro exemplo de um empreendedor que quis viver a sua “própria vida”. O especialista em coaching alertou os presentes de que a felicidade de cada um não decorre do sucesso que os outros lhe projectam. Pelo contrário: o estado de felicidade é que garante o sucesso das próprias realizações. Este conceito de felicidade traduz-se em resultados, tanto na produtividade das empresas, como no incremento de uma consciência de realização pessoal e social.

“É preciso alimentar os nossos sonhos. O pior que nos pode acontecer é desistir de uma ideia, de um sonho, de um objectivo”, afirmou o orador motivacional. Num diálogo ilustrado por várias experiências pessoais e de célebres empreendedores, desafiou os presentes a arriscarem uma atitude de mudança, permitindo alargar as suas área de conforto, através da exploração de novas experiências.

A homenagem ao Profissional do Ano teve início com a apresentação, pelo Companheiro Miguel Henriques, Presidente da Comissão de Prestação de Serviços à Comunidade, do curriculum do Dr. Francisco Pimenta do Vale. O Companheiro António Sousa, Presidente do Rotary Club de Barcelos, transmitiu ao homenageado a honra e prestígio que o Club tinha na sua pessoa e nesta distinção.

Entrega do Diploma de Profissional do Ano

Entrega do Diploma de Profissional do Ano

Após a entrega do diploma relativo à homenagem, o Juiz Conselheiro, Jubilado, Dr. Francisco António Vasconcelos Pimenta do Vale, proferiu um breve discurso de agradecimento. Começou a sua intervenção referindo que “homenagens não se agradecem: aceitam-se ou não, reconhecem-se e dignificam-se”. Quanto à sua carreira profissional, afirmou que se dedicou “à Magistratura de alma e coração e, essencialmente, com trabalho e mais trabalho, relegando, muitas vezes e para segundo lugar, horas de lazer e principalmente o prazer de estar no seio da família.”

Intervenção do Dr. Pimenta do Vale

Intervenção do Dr. Pimenta do Vale

O homenageado deixou bem claro que “que a vida de um verdadeiro Magistrado não era nem é nada fácil, quer pelas exigências que a envolvem, quer, inclusive, pelas incompreensões de que é vítima e para a qual muito tem contribuído a completa ignorância, em matéria de direito, daqueles que fazem a cobertura da vida dos tribunais, sempre à procura do sensacionalismo, das notícias bombásticas, com um objectivo meramente comercial e sem qualquer preocupação, por que não sabem ou não querem saber, de as tratar apenas do ponto de vista do direito adjectivo e substantivo.”

O Dr. Pimenta do Vale agradeceu o apoio da família referiu que a sua tarefa de Magistrado “ter-se-ia tornado ainda mais difícil se não tivesse tido uma retaguarda familiar que comungasse dos mesmos princípios e de um conhecimento perfeito do lugar que ocupavam numa sociedade tão exigente e, por vezes, débil de sentimentos e comportamentos.”. Para o homenageado, se algum êxito alcançou na sua vida uma quota parte ficou a dever-se ao “comportamento social e cívico da minha mulher e do meu filho, à sua compreensão para com as minhas longas horas e dias de ausência do lar e da sua companhia, tudo por razões de trabalho e pela sua colaboração, sempre com uma palavra de incentivo e de ânimo nos momentos mais difíceis e com uma palavra de moderação, contenção e humildade nos momentos de maior euforia, que sempre os há nestas situações.”.

Marcaram presença, neste evento, membros do movimento rotário e responsáveis das trẽs corporações de bombeiros do Concelho de Barcelos.

A reunião terminou em clima de festa com a celebração do aniversário de dois membros do Club rotário.