Saudação às bandeiras

Saudação às bandeiras

O Rotary Club de Barcelos apresentou, no passado dia 31, terça-feira, no Hotel-Restaurante Bagoeira, uma palestra, com o Professor Doutor Salvato Trigo, sob o tema ética e companheirismo rotário.

A leitura dos mais relevantes aspectos do vasto currículo do palestrante esteve a cargo do Companheiro José Pimenta. O palestrante nasceu numa família de ferreiros de Ponte de Lima e hoje é reitor e proprietário da Universidade Fernando Pessoa, com sede no Porto. Formado em Românicas, defende que, para ser completa, uma universidade deve juntar as ciências ciências duras e as humanas.

Intervenção do Presidente do RC Barcelos

Intervenção do Presidente do RC Barcelos

Com o Presidente do Clube, António Sousa e o Companheiro Governador do Distrito 1970 no ano 2008-2009, Henrique Maria, na mesa, o orador abordou, numa perspectiva ética, o papel desempenhado pelo companheirismo rotário.

O palestrante levou a cabo uma viagem, desde a antiguidade à actualidade, onde deu a conhecer a importância da ética e valores morais na sociedade. Neste campo o Rotary desempenha um papel importante junto da comunidade, dado que é constituído por profissionais que comungam elevados padrões éticos.

Também, quando se referiu ao movimento rotário disse algo verdadeiramente importante: nos clubes rotários quando se deixou de chamar aos seus membros companheiros e passou-se a chamar sócios, começaram os problemas inerentes a uma sociedade, como a inveja, o ciúme, a vaidade, interesses externos ao movimento, etc.

O Prof. Doutor Salvato Trigo lembrou que, hoje em dia, as pessoas “invejam” o que alguns conseguem alcançar, esquecendo o trabalho que estes desenvolveram para o atingir.

Intervenção do palestrante

Intervenção do palestrante

Para o palestrante, sem ética, é praticamente impossível ao país ultrapassar a crise do sistema em que se encontra e que é muito mais profunda do que a crise orçamental e económica. Uma vez que as instituições tradicionais perderam influência, a ética só se pode recuperar com uma forte aposta numa escola mais exigente e valorizada.

Estivemos perante uma personalidade verdadeiramente cativante pela superior inteligência, pureza e limpidez de raciocínio, actualidade do tema (transversal à situação actual do país) e formidável capacidade de comunicação. Como reflexo destas qualidades tivemos uma plateia atenta e cativada por mais de uma hora.